Privacidade e Direitos Humanos

Este tutorial online foi desenvolvido para ajudar a explicar nosso “Policy Brief”: “A Internet e Direitos Humanos”

Conforme observado no nosso “Policy Brief”: “A Internet e os Direitos Humanos”, a Internet é um poderoso facilitador dos Direitos Humanos. Enquanto meio de comunicação, as liberdades promovidas pela Internet para expressar ideias, estabelecer ligações,  associar-nos a outras pessoas e exercitar a nossa criatividade e inovação humana não têm precedente. Essas liberdades são elementos essenciais para a autonomia pessoal, dignidade e direitos humanos básicos.

O acesso à Internet está a crescer constantemente em todo o mundo, integrando a Internet em todos os aspectos de nossas vidas. Para os mais de três mil milhões de pessoas que têm acesso online, a Internet afeta diretamente a sua capacidade de consultar notícias e informações, discursos políticos, religião e cultura, estes mercados preservam os direitos humanos básicos e ao mesmo tempo, abordam preocupações legítimas de interesse público.

A Internet Society acredita que a confiança e o respeito pelas liberdades individuais, offline ou online, são elementos essenciais para alcançar o desenvolvimento humano, económico e social. Por fim, cabe a todos nós – governos, organizações comerciais, civis e aos cidadãos – garantir que a Internet cumpra essa visão.

Veja este tutorial para saber mais sobre este tópico.

A Sua Pegada Digital É Importante

Diariamente, intencionalmente ou não, a maioria de nós contribui para um retrato emergente de quem somos online;  um retrato que provavelmente é mais público do que a maioria de nós supõe. Perante isto, não importa o que faz online, é importante que compreenda que tipo de rasto está a deixar  e quais os possíveis efeitos disto. Estes tutoriais ajudam-no, não só a aprender sobre suas pegadas digitais, mas também a fazer as escolhas correctas para si.

A sua pegada digital traça uma imagem de quem é. Assegure-se que é correcta. Aprenda como com alguns tutoriais simples. Diariamente, querendo ou não, a maioria de nós contribui para um retrato emergente de quem somos online;  um retrato que provavelmente é mais público do que a maioria de nós supõe.

Esse retrato permite às empresas direcionar o seu conteúdo para mercados e consumidores específicos, ajuda os empregadores a consultar o seu percurso e possibilita que os anunciantes rastreem a sua utilização de  vários sites. Tudo o que faz online, pode estar a deixar pegadas digitais para trás.

Embora não seja possível deixar ZERO pegadas, os primeiros passos para reduzir sua pegada digital e gerir sua identidade digital não são de todo complicados.

Eis algumas coisas que podem ajudar!

1. Aprenda O Básico: O Que é Uma Pegada Digital?

A sua pegada digital consiste em tudo o que deixa para trás ao usar a Internet. Comentários em redes sociais, chamadas pelo Skype, utilização de apps e registos de e-mail – fazem parte do seu histórico on-line e podem ser potencialmente visíveis a terceiros ou registados numa base de dados.

Como Deixamos Pegadas Digitais? Isto sucede de várias formas. Eis algumas:

Websites E Compras Online

Os retalhistas e sites de crítica de produtos geralmente deixam cookies no seu sistema, que podem rastrear seus movimento de site para site, permitindo anúncios direcionados que lhe podem mostrar produtos, sobre os quais leu recentemente ou visualizou online.

Redes Sociais

Todos os comentários com +1, retweets e comentários de Facebook (mesmo os privados) deixam um registo. Assegure-se que sabe quais são as configurações de privacidade padrão para suas contas de redes sociais e fique de olho nelas. Os sites regularmente introduzem novas políticas e configurações que aumentam a visibilidade dos seus dados. Estes podem estar a contar que o utilizador clique “OK” para quaisquer termos de serviço que estejam a introduzir, sem lê-los.

Telemóveis, Tablets ou Portáteis

Alguns sites criarão uma lista de dispositivos diferentes que usou para visitar esses sites. Embora isso tipicamente possa ser usado de forma a proteger sua conta, é importante entender as informações que estão a ser reunidas sobre os seus hábitos.

2. Fique A Saber Porque Deve Gerir A Sua Pegada Digital.

Não se equivoque – a web está a escutar cada vez que a usa! É importante que compreenda o que está a deixar para trás quando visita um website.

3. Assista A Estes Tutoriais Online.

Recupere o controlo sobre a sua identidade online. Aqui estão nove tutoriais online para o ajudar, não apenas a aprender sobre sua presença digital, mas ajudá-lo também a fazer as escolhas certas.

Módulos

Diariamente, intencionalmente ou não, a maioria de nós contribui para um retrato emergente de quem somos online;  um retrato que provavelmente é mais público do que a maioria de nós supõe. Perante isto, não importa o que faz online, é importante que compreenda que tipo de rasto está a deixar  e quais os possíveis efeitos disto. Estes tutoriais ajudam-no, não só a aprender sobre suas pegadas digitais, mas também a fazer as escolhas correctas para si.

Veja estes tutoriais para saber mais sobre este tópico.

Gestão da Identidade

Embora nenhum de nós possa controlar tudo o que se sabe sobre nós online, existem etapas que podemos seguir para perceber melhor as nossas identidades online e ter o poder de partilhar o que queremos, e quando queremos. Estes tutoriais foram desenvolvidos para ajudar a educar e informar quem deseja gerir melhor a sua identidade online.

Visão geral dos módulos

Sempre que acedemos à Web, establecemos (e adicionamos) a nossa presença digital pessoal, interconectada com plug-ins, hiperligações e quantidades enormes de dados pessoais armazenados que nos seguem por todo o lado.

Aprenda sobre a sua identidade digital

Embora nenhum de nós possa controlar tudo o que sabem sobre nós online, existem etapas que podemos seguir para entender melhor as nossas identidades online e ter o poder de partilhar o que queremos e quando queremos.

A Internet Society desenvolveu três tutoriais interativos para ajudar a educar e informar quem quiser saber mais.

Cada um dura cerca de 5 minutos e fornece uma excelente base quando se trata de fazer escolhas informadas sobre nossas identidades online exclusivas.

Módulos

Embora nenhum de nós possa controlar tudo o que se sabe sobre nós online, existem etapas que podemos seguir para entender melhor as nossas identidades online e ter o poder de partilhar o que queremos, e quando queremos. Estes tutoriais foram desenvolvidos para ajudar a educar e informar quem deseja gerir melhor a sua identidade online.

Veja estes tutoriais para saber mais sobre este tópico.

Agradecimentos

Toral Cowieson, Noelle Francesca de Guzman, Naveed Haq, Lucy Lynch, Karen O’Donoghue, Christian O’Flaherty, Vyria Paselk, Raj Singh, Robin Wilton, simpLEARN Solutions